domingo, 18 de setembro de 2011

Caraça - Despedida

Nesta postagem estão registros fotográficos dos dias 17 e 18 de janeiro de 2001. Duas noites no Caraça. Enquanto esperamos a visita dos guarás (podemos observar a bandeja com carnes para eles) somos entretidos com as histórias dos religiosos do lugar.
Na primeira (17/janeiro) está o padre Sebastião, que falava sobre a preservação da natureza local, da fauna... Sobre os guarás, se viriam ou não... Retiramo-nos por volta das 23:00 porque estávamos muito cansados da viagem. Os lobos apareceram pouco antes da meia-noite.
Na segunda (18/janeiro) estão os padres Walter e Getúlio. Walter é o da esquerda. Seguramente já contava mais de 70 anos, tinha voz quase apagada e rouca e mãos que tremiam muito... Como era difícil ele acender o cigarro... Walter resmungava... Reclamava da visitação dos guarás dizendo que todos ficavam muito agitados por causa deles. Ele era observador dos astros e instalava um telescópio próximo à escadaria. Impressionante como, apesar das mãos trêmulas, focalizava e permitia que todos observassem o céu pelo telescópio. Zangava-se quando alguma criança desfocava as lentes, mas até isso fazia com simpatia.
Lembro que numa manhã vi o velho Walter bebendo uma cervejinha escura utilizando um canudinho. Acho que Walter estava aposentado.
Getúlio é o padre que está à direita. Que comunicador! Falava muito sobre o Caraça e sobre a importância de abrir o espaço para a visitação de brasileiros... É que, pelo menos naquela temporada, boa parte dos hóspedes era de estrangeiro. Assisti à missa celebrada por ele na histórica igreja. Foi uma noite inesquecível. Logo após a celebração jantamos e nos instalamos para esperar os lobos. Foi nessa noite que eles apareceram. Não podíamos utilizar flashes (pode-se perceber isso em http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/09/caraca-visita-do-guara-na-noite-de.html) para não deixá-los estressados.
No dia seguinte saímos do Caraça. Passamos uns dias de “retiro”. Acho que isso define bem a estadia. Fizemos algumas trilhas, contemplamos a natureza e a História local. Não sabíamos que a Ângela estava grávida há algumas semanas... Talvez não tivéssemos feito tantas trilhas íngremes. Bom, isso é outra história.


P.S: Recentemente acessei o site do Caraça e apareceu uma advertência: (algo como) “a visitação está suspensa por tempo indeterminado devido a um incêndio na mata”... Na época de estiagem prolongada sempre há esse tipo de risco. Ficamos pensando nas paisagens, fauna e flora locais... Mas é como a própria advertência tranquilizava: (algo como) “é preciso confiar nos bombeiros, competentes, eles sempre dão um jeito”.
De fato... Agora pouco acessei o site e a nota que apareceu foi:

Fim do Incêndio Florestal na RPPN - Santuário do Caraça
Seremos eternamente agradecidos por todos que nos apoiaram!
Em breve faremos uma nota sobre as operações de combate do Incêndio Florestal e a todos os envolvidos.

Então... Visite o Caraça.

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas