quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

"Corações Sujos", de Fernando Morais - Prisões dos “sete samurais” de Tupã

Sugiro que acesse http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/12/coracoes-sujos-de-fernando-morais_29.html antes da leitura deste texto.

É claro que os sete acabaram aprisionados. Cada um deles trazia a bandeira militar do Japão (aquela em que o círculo/disco vermelho emite os raios em direção às bordas do tecido) amarrada ao corpo, na altura do peito... Novamente Jorge Okazaki participou como intérprete. Ele ouviu a advertência de Sakane para “manter a garganta limpa”, pois tinha o “coração sujo”... Para os rebeldes, aquele homem devia morrer, já que se mostrara traidor dos japoneses, da pátria e do imperador.
Mas momentaneamente a situação deles era muito complicada. O cabo Edmundo havia sido colocado em segurança num local desconhecido pela população. E eles foram encaminhados para Marília. O delegado dessa cidade, Renato Imparato, receberia os detentos com um documento em que o subdelegado José Lemes Soares relatava a necessidade de se obter a verdade dos prisioneiros, bem como encaminhar investigações sobre as atuações de sociedades secretas em Tupã, conforme o informante Okazaki aludia.
Em Marília, os sete foram interrogados por um delegado do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) da capital. Conhecido como Doutor Rui, ele contava com a colaboração de um nissei, estudante de engenharia, Paulo Yoshikazu Morita, que logo ouviria de Sakane as mesmas ameaças aos “corações sujos”... Os interrogatórios eram constantes e repetitivos, porém os detentos não disseram nada além do que afirmaram anteriormente em Tupã... Os investigadores apresentaram panfletos e outros papéis em japonês que anunciavam a vitória japonesa na Guerra... Mas todos negaram conhecer o material ou qualquer sociedade secreta.
Pouco mais de vinte dias se passaram e, enfim, foram libertados graças à intervenção do criminalista Paulo Lauro, da capital, que possuía credenciais políticas de certa importância. Ele era acompanhado do advogado Quirino Travassos (de Tupã).
De volta a Tupã, foram recebidos como verdadeiros heróis pela comunidade japonesa... Masashige Onishi, fotógrafo, os retratou em diversas situações das homenagens recebidas. A fotografia da capa do livro é de autoria de Onishi... O livro traz ainda outras reproduções muito bem selecionadas.
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2011/12/coracoes-sujos-de-fernando-morais_31.html
Leia: Corações Sujos. Companhia das Letras.

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas