domingo, 26 de setembro de 2010

Cantar de Mãe Alemã - Bertold Brecht


Todos sabem que é importante trabalhar com diferentes gêneros literários.
As leituras podem propiciar planos de trabalho relacionados a conteúdos e temáticas diversos...
Quando o assunto é totalitarismo nazista, este poema de Brecht propicia debate satisfatório.
Antes de apresentar este Cantar de Mãe Ale, no entanto, é importante discutir com o pessoal algumas características de seu autor, o período em que ele viveu, as situações que enfrentou como judeu e comunista, sendo perseguido tanto na Alemanha Nazista como nos Estados Unidos da época do Macarthismo...

O poema enriquece o conteúdo trabalhado e possibilita que o relacionemos a algumas características do totalitarismo (aparelhos de repressão política e de propaganda; culto à imagem do ditador...) e as consequências da guerra...
Vale a pena conhecer... E utilizá-lo em sala de aulas...
Poema de Brecht, Cantar de mãe alemã, extraído de Brecht poemas: 1913-1956, seleção de Paulo Cezar Souza.

“Cantar de mãe alemã”



Meu filho, esse par de botas
E essa camisa marrom eu te dei
Mas teria antes me matado
Se soubesse o que hoje sei.
Meu filho, ao te ver erguer
A mão pra Hitler em saudação
Não sabia que o teu destino
Seria a própria danação.
Meu filho, ao te ouvir falar
De uma grande raça de heróis
Não sabia, não via nem pressentia
Que eras mais um algoz.
Meu filho, ao te ver marchar
Atrás do Hitler em coorte
Não sabia que quem com ele
partia
Nada acharia senão a morte.
Meu filho, tu dizias: a Alemanha
Em breve será motivo de assombro.
Eu não sabia que ela se tornaria
Um monte de cinzas e escombros.
Vi a camisa marrom te vestir
Não me opor foi a minha falha
Pois não sabia o que hoje eu sei:
Que ela era a tua mortalha.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas