quinta-feira, 30 de junho de 2016

“A Guerra do Futebol”, de Ryszard Kapuscinski – a execução do guerrilheiro salvadorenho Victoriano Gomez – primeiro parte – um Robin Hood da região de San Miguel; ampla cobertura do episódio para que opositores vissem e refletissem

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2016/06/a-guerra-do-futebol-de-ryszard_27.html antes de ler esta postagem:

Essas postagens são as últimas sobre “A Guerra do Futebol”...
Selecionamos a “reportagem” que trata da execução de Victoriano Gomes Urrutia, um guerrilheiro de El Salvador.
Os outros textos do livro também são merecedores de atenção, pois, assim como os postados anteriormente, nos ajudam a compreender um pouco mais da produção textual do autor. E, é claro, são recortes significativos sobre o complexo panorama próprio dos países de terceiro mundo ao tempo da guerra fria.
(...)
Sobre este Victoriano, Kapuscinski explica que ele contava vinte e quatro anos... E que se tratava de uma espécie de Robin Hood, agitador de camponeses na luta por terras.
Foi capturado depois de muito incomodar os “capangas dos ricos latifundiários”, a “Guardia Rural” da região de San Miguel...
(...)
Como sabemos, Kapuscinski evidenciou os problemas políticos e sociais salvadorenhos em sua avaliação sobre a guerra que durou cem dias, a “Guerra do Futebol” na América Central. Esses mesmos problemas explicam a atuação de grupos como o que era liderado por Victoriano Gomez...
Quatorze famílias abastadas dominavam El Salvador... Ao mesmo tempo um milhão de camponeses viviam sem terra e desempregados.
A captura de Gomez se deu quando este estivera na cidade de San Miguel visitando a mãe. Os ricos fazendeiros comemoraram com várias festas o episodio... O chefe de polícia recebeu todos os agradecimentos e homenagens, inclusive do presidente da República, que lhe concedeu promoção.
Gomez foi condenado à morte. Mas os militares que ocupavam o poder “venderam caro” a sua morte. A execução foi transmitida pela televisão... A ideia era a de promover um espetáculo que proporcionasse closes daquele que ousara desafiar o regime e o “estado de coisas” vigente na sociedade. O objetivo era “dar uma lição” a todos os que se opunham ao governo (desde 1967 o presidente do país era o general Fidel Sánchez Hernández; a “guerra do futebol” ocorreu em seu mandato).
(...)
Não eram poucos os descontentes... Camponeses sem terra e estudantes tinham suas demandas... Pretendiam estabelecer uma ordem mais justa, e seu propósito revolucionário atraía significativos contingentes... Evidentemente isso incomodava os poderosos.
Ao proporcionar o “espetáculo da execução”, o governo salvadorenho daria um recado aos opositores... Eles deveriam ver e refletir.
(...)
A execução de Victoriano Gomez ocorreu na tarde de oito de fevereiro de 1971 no pequeno estádio de futebol de San Miguel.
De acordo com a narrativa de Kapuscinski, as acanhadas arquibancadas começaram a ser ocupadas no início daquele dia. Jornalistas de todos os segmentos compareceram... Os operadores de câmeras se organizaram para definir as melhores posições que deviam ocupar... Fotógrafos se instalaram nas proximidades das traves.
Os desavisados poderiam pensar que se preparavam para cobrir um evento esportivo...
Conforme as horas se passaram o público cresceu e o burburinho aumentou... As crianças presentes fizeram a algazarra habitual...
Trouxeram a mãe do condenado e a posicionaram perto do local onde o rapaz seria executado. Nesse instante o silêncio tomou conta do ambiente.
Leia: A Guerra do Futebol. Companhia das Letras.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas