quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Filme – Mary Poppins – Segunda Parte* - Jane e Michael conheceram as ambições dos capitalistas

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2016/02/filme-mary-poppins-primeira-parte.html antes de ler esta postagem:


                                   * Este texto e o da postagem anterior contaram com a
                                   colaboração de Mariana.

Entrementes, Banks prosseguia sua existência marcada por deveres profissionais e pelas convenções sociais... Esmerava-se ao se apresentar aos superiores como sujeito apto aos cargos mais elevados no banco. Não admitia contraditoriedades ou insubordinações... Em sua posição, considerava que “tudo estava em seu devido lugar”, pois viviam a “era dos homens”. É claro que devia achar uma perda de tempo o movimento sufragista do qual sua esposa participava.
Não foi por acaso que muito estranhou a mudança de comportamento dos próprios filhos... Michael e Jane falavam de suas estranhas aventuras... Tinham aprendido uma nova palavra (supercalifragilisticexpialidocious) para ser usada “quando não se tem nada a dizer”...
Aquilo parecia completamente desprovido de sentido!
(...)
Mary Poppins tinha direito ao seu dia de folga... Definitivamente ela era o tipo de babá da qual as crianças não queriam se separar... Porém a ocasião foi oportuna para aproximá-las do próprio pai.
Ela mesma sugeriu que ele as levasse ao trabalho.
Ao Michael e à Jane disse que deviam aproveitar para conhecer melhor o cotidiano de trabalho de Banks... Certamente saberiam valorizar mais os seus esforços.
É claro que Poppins não podia deixar de alertar seus pupilos a respeito da correria dos adultos que frequentam as ruas mais centrais da cidade... Eles mal se dão conta dos demais transeuntes, e cada um se interessa apenas por si próprio! Sugeriu que elas prestassem atenção na velhinha que se posicionava na escadaria da catedral de San Paul... Por apenas dois centavos poderiam comprar um saquinho com migalhas para alimentar os pássaros que sobrevoavam o local sem serem notados pelas pessoas.
(...)
Michael havia recebido os dois centavos do pai... Mas Banks não aceitou que gastassem o dinheiro à toa e puxou-os para o interior do banco.
Então ocorreu uma confusão... As crianças estavam inconformadas com a atitude do pai... O senhor Dawes (interpretado por Dick Van Dyke), fundador e presidente do banco, seu filho e outros diretores mais próximos a Banks tentaram convencê-las de que o melhor que tinham a fazer era investir o dinheiro (ainda que pouco) na instituição... O banco poderia multiplicá-lo em investimentos diversificados no país e em outras partes do planeta.
Tudo piorou depois que o velho subtraiu a moedinha... Esse desenfreado interesse dos capitalistas pelo dinheiro miúdo dos filhos de Banks provocou reação... Jane e Michael exigiram o dinheiro de volta. Tanta agitação ocorreu ao redor deles que resolveram fugir... Os clientes que estavam nas filas dos caixas entenderam que o banco estava fazendo um confisco... Então passaram a exigir o seu capital...
Os volumosos saques provocaram o encerramento das operações. Uma “quebradeira”...
Enquanto Jane e Michael escapavam por movimentadas ruas que não conheciam, o velho Dawes tinha um colapso nervoso.
Em sua fuga, as crianças encontraram Bert trajando sujas vestes de limpador de chaminés... Ele as levou para casa e na sequência, acompanhados da babá fantástica dançaram e cantaram com outros limpadores pelos telhados da cidade...
(...)
O conselho do banco comandado pelo senhor Dawes chamou George Banks para a reunião que resultaria em sua demissão e total humilhação (foi agredido fisicamente e teve a cartola estourada)...
Os distintos homens quiseram saber se ele tinha algo a dizer, e a única palavra que lhe veio à cabeça foi “supercalifragilisticexpialidocious”... Obviamente os tipos nada entenderam... Empolgado, ou talvez admitindo completa desvinculação em relação aos antigos patrões, Banks acrescentou uma piada da qual ele mesmo jamais achara graça... Novamente os diretores ficaram sem entender, porém o velho Dawes riu-se a valer.
(...)
George Banks retornou à sua casa desempregado e completamente mudado... Reuniu a família para “empinar pipa”... Era o que muitas outras pessoas estavam fazendo... Todos cantavam e se encantavam com os brinquedos voadores.
A surpresa final ficou por conta do encontro com o filho do velho Dawes e os demais diretores do banco... Eles também deixaram a sisudez e se divertiam com as pipas voadoras... “Let’s go fly a Kite” era o que todos cantavam...
Banks ficou sabendo que o velho Dawes havia morrido de tanto rir... E também que podia reassumir o seu emprego...
Os ventos mudaram... Eles estavam propícios para a brincadeira com as pipas...
Sem que ninguém a notasse (Bert era a exceção), Mary Poppins deixou a casa dos Banks e abriu o guarda-chuva que a conduziria para as alturas e outras paragens.
Indicação (livre)
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas