sábado, 20 de dezembro de 2014

“Androides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick – em algum local próximo às fronteiras do Oregon; reflexões sobre o dia vivenciado; subindo uma colina

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/12/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_19.html antes de ler esta postagem:

Deckard estava resolvido a voar... Mas não se pode dizer que tinha em mente um local de destino ou uma rota específica.
Os acontecimentos do dia foram uma pesada carga... Talvez quisesse simplesmente desaparecer do cenário do qual fazia parte.
Lembrou-se de que certa vez vira estrelas... Mas isso teria sido há muito tempo, já que desde a guerra terminus a atmosfera era tomada pela Grande Poeira... Os habitantes terráqueos nem se davam conta de que acima da poeira existisse algo que pudesse ser contemplado...
Talvez se se afastasse de São Francisco, e partisse em direção ao norte, pudesse chegar às regiões completamente desabitadas... Talvez naquele “fim de mundo” (onde seria mesmo o fim do mundo?), na mais completa solidão, conseguisse mergulhar no seu interior e experimentar a paz.
(...)
Deckard estava em algum lugar próximo à fronteira do Oregon...
Do alto, viu pedras enormes que rolaram das montanhas e se amontaram de modo caótico.
O lugar recebia a primeira claridade do dia... Exausto como estava, Rick desligou o motor num ato mais instintivo do que deliberativo... O hovercar planou e aos poucos uma manobra competente o posicionou próximo a uma colina.
Antes de descer do carro, Deckard pensou que deveria entrar em contato com o Hospital Mount Zion, onde Dave Holden estava internado... Conversar com Holden poderia trazer-lhe de volta a uma sintonia com a realidade... A afinidade entre eles vinha do ofício que conheciam tão bem.
(...)
Por duas vezes a atendente comunicou que o médico não autorizava a comunicação com o paciente...
Deckard gostaria de falar a respeito de seu dia e sobre a façanha de aposentar seis andys... Entendeu que Holden só podia estar bem baqueado...
(...)
A luz do dia evidenciava uma paisagem desolada...
Deckard inalou rapé e a sensação desagradável que experimentou combinava com as condições do ar, que se apresentava melancólico e frio... O chão poeirento e repleto de fragmentos não era convidativo para uma caminhada.
Mesmo assim Deckard decidiu descer do veículo e andar pela colina... Rumou para o topo... Talvez quisesse contemplar a altitude... Esfregava as mãos enquanto dava passos vacilantes... Pensou que Bryant teve razão ao propor a ação imediata contra os andys, que acabaram surpreendidos... Pensou que Holden aprovaria o plano e o modo como as coisas foram resolvidas...
Conforme desempenhou a missão, ele mesmo se tornou abalado... Lembrou-se de Mercer, para quem tudo era natural... Foi ele quem deixou claro que o que tinha de ser feito não podia ser evitado.
(...)
Parou por um instante...
A subida aquecia o corpo... Gotas de suor escorriam pelo seu rosto... A boca estava tomada por uma secura desagradável... Utilizou um lenço encardido e cuspiu contra a poeira depositada no chão.
(...)
Retornou à caminhada...
Algum tempo havia se passado e a fome começou a apertar...
Mais uma vez Rick refletiu sobre o saldo daquele dia... E dessa vez pensou que talvez tivesse sido derrotado... Mas não podia garantir se isso se justificava porque havia se rendido à sua condição de matar os andys, ou porque Rachael acabara com sua cabra...
Ele não podia ter certeza... Mas sabia que seu esgotamento combinado com as precárias condições do ambiente o levaria ao definhamento.
Apenas as pedras e a vegetação afetada pela poeira... Nenhuma testemunha de sua queda melancólica.
Sua cabeça doía e representava peso que não podia mensurar nem suportar...
De repente uma pedra verdadeira o atinge na virilha... Alucinações?
Decidiu retomar a escalada.
Leia: Androides sonham com ovelhas elétricas? Editora Aleph.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas