domingo, 9 de setembro de 2012

Caravaggio e seus Seguidores – Museu de Arte de São Paulo - MASP

Também há a exposição Caravaggio e seus Seguidores, que já esteve em Belo Horizonte, dessa vez no MASP... Sempre de terça a domingo das 11 h às 20h (às terças-feiras a entrada é franca), desde 2 de agosto até 30 de setembro. Este é mais um dos eventos imperdíveis em nossa cidade. Pelo menos ontem, a fila de espera durava duas horas... O ventilado vão livre do prédio abriga o pessoal, que ainda pode contemplar o movimento da Avenida Paulista, o Parque Trianon em frente, e os prédios que estão na 9 de Julho, enquanto conhece outras pessoas...
Michelangelo Merisi, o Caravaggio, nasceu a 29 de setembro de 1571, em Milão, no norte da Itália. Seus pais eram originários da pequena aldeia de Caravaggio, daí o seu nome artístico... Sua existência contou 38 anos apenas e foi marcada por episódios dignos dos boletins de ocorrência policial. Envolveu-se em brigas e duelos, foi perseguido por autoridades e teve de se refugiar em localidades diversas... A parte final de sua vida deu-se no sul da península, em Nápoles, e também na Sicilia e em Malta.
Sua formação artística iniciou-se ainda em Milão... Mas foi em Roma que sua obra ganhou os olhares de mercadores e autoridades religiosas. Dessa forma, não lhe faltaram encomendas. Registros diversos indicam que os modelos que utilizava eram os de pessoas desfavorecidas da sociedade (maltrapilhos, prostitutas, crianças abandonadas...) e isso não era bem compreendido ou bem aceito aceito pelos artistas de seu círculo.
Não há muitas obras de Caravaggio na exposição, são menos de dez... Elas estão acompanhadas das telas dos chamados seguidores, como Orazio Gentileschi, Giovanni Baglione e Orazio Borgianni.
Episódios bíblicos e religiosos compõem a maior parte dos temas... Qualquer apreciador, mesmo os que não sejam entendidos (e esse é nosso caso), nota o contraste entre a luminosidade (sempre presente e focando determinado ponto) e uma área de sombra em que ricos detalhes não são desprezados... Normalmente, a obra de Caravaggio é colocada no contexto Barroco e, de fato, não há como não se encantar pelos retratos tão humanísticos, típicos do Renascimento...
A Medusa Murtola, óleo sobre tela de linho sobre um escudo de madeira (em destaque no encarte da visitação) é uma das peças mais apreciadas pelos visitantes... Não é para menos... Beleza à parte, esta é a primeira vez que ela saiu da Itália... Mas outras obras do mestre chamam-nos a atenção, entre elas “São João Batista alimentando o cordeiro” e “São Jerônimo escrevendo”... A exposição nos ajuda a entender um pouco sobre a importância da pesquisa que se realiza em Arte... Só a investigação consegue detectar os processos pelos quais cada obra passa, esclarecer entre dois idênticos qual é o original... Há o destaque para San Francesco in meditazione que é assunto de polêmicas (há duas telas) e uma área inteira com explicações sobre o que há por baixo das pinceladas, transformações e adaptações que ocorreram ou foram impostas...
Não dá para perder.

Um abraço,
Prof.Gilberto

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