sábado, 7 de abril de 2012

Plano de aulas – Lutero; Reforma e Contra Reforma – estudo de fragmentos de Teses e Concílio de Trento

Segue esta proposta de aulas que agregam estudos de textos referentes à Reforma Religiosa e a Contra Reforma, além dos recortes de teses de Lutero e do Concílio de Trento. Vale destacar que a proposta contempla apenas o evento luterano e o conflito em torno das indulgências. Espera-se que o aluno (de 2º ano do Ensino Médio) seja capaz de relacionar e articular textualmente as várias informações obtidas.

A apresentação do filme “Lutero”, como citado ao final de http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/04/consideracoes-sobre-contra-reforma.html, complementa as atividades.
O exercício pode introduzir os estudos sobre a Reforma Religiosa em outras partes da Europa, destacando-se o Anglicanismo, o Calvinismo e os diversos conflitos de intolerância entre católicos e protestantes.


Três aulas: Estudo dos textos acerca de “Lutero e a Reforma” (em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/04/consideracoes-sobre-contra-reforma.html) e de “Considerações sobre a Contra Reforma” (em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/04/consideracoes-sobre-contra-reforma.html). Leitura e esclarecimentos diversos. Apresentação dos “recortes” de documentos relativos às teses de Lutero (em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2011/03/romanos-cap3-vers28-teses-43-46-de.html) e ao Concílio de Trento (em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/04/secao-xxv-do-concilio-de-trento-acerca.html) Discussão em torno de questões propostas para elaboração de sínteses de dupla de alunos.
Das questões propostas:Quais são os argumentos de Lutero em suas críticas às Indulgências?”; “Por que podemos dizer que o Concílio de Trento é um evento de Contra Reforma?

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas