segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Filme: A Revolução dos Bichos – Napoleão distrai os seus comandados

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/01/filme-revolucao-dos-bichos-o-animalismo.html antes de ler esta postagem:


Jessie preocupou-se ao descobrir que seus filhotes haviam sido confiscados... Farejou até descobrir que estavam sendo doutrinados... Solicitou a Napoleão que lhe devolvessem a cria, porém o líder recusou o pedido da cadela. O porco Squealer, que era uma espécie de conselheiro de Napoleão, disse ao chefe que a tristeza dela poderia contagiar aos demais... Napoleão sabia que podia evitar traumas com os liderados se pudesse “distraí-los” com alguma outra coisa.
O rato estava querendo saber onde foi parar o leite e as maçãs... Se o Animalismo garantia a igualdade entre todos, dizia ele, todos deviam ter acesso ao leite e às maçãs... Os demais animais também se interessaram em saber onde estavam as maçãs e o leite da fazenda... Snowball disse que estavam com os porcos... De repente apareceu o grande Pincher à frente da televisão funcionando... Logo todos se distraíram. Um trecho do programa transmitido apresentava as galinhas se alimentando utilizando os recursos cedidos por Deus... Bicos e garras para ciscar. A programação é interrompida por Squealer, que pronunciou a todos que o “Grande Napoleão” colocou o aparelho ali no celeiro para que todos pudessem se divertir e relaxar... “Isso é Animalismo na prática”. Argumentou ainda que, para o sucesso do Animalismo, os porcos deviam ficar com o leite e as maçãs... Já que os porcos são as “cabeças pensantes” da fazenda, era necessário que se alimentassem melhor, assim Jones não ousaria retornar (?). Para o bem de todos (?), os porcos continuariam a ficar com o leite e as maças... Para evitar sedições, ligava-se a televisão e todos silenciavam ante a maravilha dos sons e imagens que saíam da caixa... O velho Boxer não entendeu bem por devia ser daquela forma e por que “Napoleão estava sempre com razão”.
Jessie indagava sobre os rumos da revolução, pois ficara sem saber por que não podia mais ter contato com os filhotes, além de notar que os porcos estavam impondo a todos o que deviam fazer e pensar... Conversou com Boxer sobre seus temores, mas tudo o que ouviu foi que “precisamos de líderes” e que “Napoleão nunca está errado” nas decisões que toma... Eles não sabiam que Napoleão havia subtraído o leite para os porcos e também para os cães, que faziam parte de sua “guarda especial”... Napoleão estava assumindo mais poder do que qualquer outro animal.
Longe de sua fazenda, o frustrado fazendeiro Jones entregava-se ainda mais à bebida... Naturalmente sofria as pressões de seus credores, principalmente do senhor Pilkington. É ele quem tem a ideia de colocar uma escuta na fazenda onde os animais estão rebelados... É algo que parece absurdo, mas é isso mesmo o que ocorre, assim, à distância, os humanos podem ouvir o que se passa no “território animal” e deduzir sobre o que lá se passa e que medidas podiam tomar. Os humanos reuniram-se para ouvir o que o microfone instalado no celeiro captava... Vários entre eles consideravam os ruídos dos animais sem significado algum, porém Pilkington alertava que os animais estavam muito bem organizados, se comportavam seguindo um padrão organizado e seguiam determinados códigos. É ele mesmo quem sentencia que chegara o momento de invadir a fazenda.
Indicação (livre)
Continua...

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas