sábado, 6 de agosto de 2011

O tio que flutuava - Quinta Parte

 Enfim encerramos a apresentação de O tio que flutuava.
Talvez seja melhor você acessar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/08/o-tio-que-flutuava-quarta-parte.html antes de ler esta postagem.

A noite foi de muita chuva... Marcos dormiu pesadamente, pois estava bem cansado. Ao despertar, notou que o chão estava bem molhado. Do quarto dos tios escorria água por toda a casa. O menino seguiu até lá e notou que a tia ainda dormia, o quarto estava alagado, mas o tio não estava no alto... Pelo alçapão percebeu que telhas tinham sido retiradas. Concluiu que Jorge havia sequestrado o tio Isaías. Desesperado, comunicou a tia Clara, que disse que o certo era comunicar a polícia... Mas Marcos resolveu que ele devia resolver a situação porque na certa não o levariam a sério com a história de que o tio voava.
Marcos seguiu para a casa de Laura... Foi recebido por dona Vilma. Ela ficou surpresa pelo fato de o menino saber o seu nome... Os dois conversaram um pouco sobre a sua condição de bruxa e os preconceitos que sofria na localidade. Mas Marcos queria a ajuda de Laura... Ele não teve alternativa e revelou para a menina toda a verdade. É claro que ela ficou espantada, mas também disse que já ouvira a avó falar que, se quisesse, podia fazer uma pessoa flutuar... Marcos pediu o endereço de Jorge e seguiu para a casa do rapaz.


A mãe de Jorge informou que ele não estava, mas em frente à casa estava o carro de um amigo que o ajudava na rádio. Marcos viu que no banco detrás estava a corda de plástico com a qual amarrara o tio. Além dessa prova, havia um papel com a palavra SIBIL. Marcos recordou-se de alguém que poderia ajudá-lo: o capitão Rojão... Então seguiu para a casa dos tios em busca do endereço. Lá chegando viu uma cena interessante: o médico, em companhia de vários outros homens, pretendia entrar na casa, tia Clara (com a ajuda da menina Laura e dona Vilma!) relutava em atendê-los... Os demais não se conformavam com a situação e passaram a desconfiar que Amâncio, o médico da família, estava caducando.

Marcos chegou à casa de Rojão, que havia acabado de montar um ultraleve em um galpão anexo... Houve a surpresa natural do encontro, Rojão conseguiu relacionar o nome SIBIL a uma antiga fábrica de monomotores... Marcos contou toda a história, o capitão ficou maravilhado e disse que ajudaria a encontrar o seu Isaías, mas ele só possuía duas velhas bicicletas. Pedalaram até a localidade, um antigo hangar.
Marcos e Rojão perceberam que Jorge e seus amigos ensaiavam uma situação como que um número para televisão... Jorge percebeu que não havia como libertar o seu Isaías, que estava flutuando e preso por uma corda amarrada a um caibro. Decidiu que o velho deveria ser libertado pelo telhado... Tudo o que Marcos devia fazer era entrar no hangar e, com um canivete, cortar a corda. O maior problema do plano era exatamente o resgate, que deveria ser realizado em pleno voo. O experiente Rojão há muito não voava e enfrentava traumas... Mas decidiu pegar o ultraleve que havia montado e colocar-se em ação.


A realidade é que tudo acabou dando certo. Rojão retornou provocando barulho que atraiu os amigos de Jorge para fora... Marcos cumpriu a sua parte dizendo ao tio que não se preocupasse... Em vão, Jorge tentou dissuadi-lo... Isaías subiu aos ares desobstruindo velhas folhas de zinco... Rojão conseguiu, graças às suas manobras aéreas espetaculares, segurar a mão de Isaías... Tudo acabou bem. Marcos pedalou até o local de pouso do ultraleve. Agradeceu ao capitão Rojão, que agradeceu também porque considerava que o episódio o libertara de seus medos de voltar a voar. Graças à caminhonete de um amigo de Rojão, os três seguiram para a casa dos tios de Marcos (Isaías foi devidamente amarrado). Clara recebeu o marido com grande entusiasmo, querendo saber como conseguiram libertá-lo, e prometendo não se separarem jamais... Marcos queria ver Laura e atravessou a rua. Ao encontrá-la abraçou-a e beijou-a, disse-lhe que a amava... A menina se encantou com as narrativas de Marcos sobre os últimos acontecimentos... Mas dona Vilma chegou e surpreendeu o casal com aquela empolgação toda. Marcos explicou que a comemoração se devia ao retorno do tio e que ela podia bem compreender a empolgação deles, já que ela também passou pela experiência de se apaixonar quando jovem... Vilma abriu seu coração e falou da paixão que teve por Isaías, sobre como havia sido um sentimento muito bonito... Desabafou segredos há tantos anos alojados em sua alma... Finalizou perguntando se Isaías gostaria de revê-la. Marcos afirma que sim. Os três foram até a casa do tio flutuador... Após um olá amistoso, Clara, Vilma e Isaías se confraternizam... De súbito tudo muda... O tio Isaías foi “perdendo altitude” até ficar firme no solo... Clara contou que aos poucos isso vinha ocorrendo nos últimos minutos... O sentimento de Marcos por Clara também se desvaneceu estranhamente. Ele retornou no dia seguinte ao seu sítio com a promessa de não revelar aos pais o que havia vivenciado na casa dos tios da cidade grande.

Páginas