sexta-feira, 22 de julho de 2011

Museu Gustavo Teixeira

Estivemos no museu no último sábado, 16 de julho. Fui autorizado a fotografar a exposição. Apresento aqui algumas considerações.
O acesso é gratuito... A exposição é bem cuidada e, como toda exposição, acaba demonstrando a intenção a que se dispõe... Não estou me referindo apenas ao acervo documental, mas também aos registros explicativos e seu conteúdo... É assim mesmo... Em toda exposição podemos pensar sobre “o que deixou de ser exposto”.
É claro que o clássico prédio que serviu de escola apresenta vários objetos, fotografias, objetos e documentos de secretaria referentes aos registros de estudantes do começo do século passado. Há uma parte reservada à Arte Sacra...


A igreja do centro da cidade foi reformada em algumas ocasiões e o antigo altar e as antigas imagens estão no museu. Uma sala apresenta objetos e equipamentos diversos utilizados pelos antigos tropeiros. Outra sala apresenta exemplares do mobiliário das famílias mais abastadas do início da cidade. O cotidiano dos imigrantes e a importância da produção cafeeira para a economia local estão destacados.
Porcelanas e jogos de copos e talheres que foram da Prefeitura podem ser apreciados...












Há vários quadros expostos, não fotografei nenhum. Dois deles chamam a atenção por revelar-nos a casa simples onde o poeta Gustavo Teixeira passou grande parte de sua vida e escreveu sua obra... Pelo pouco que li, considero que valeria uma homenagem mais substancial a ele. A cidade organiza uma Semana Gustavo Teixeira e é claro que as instalações do museu são bem aproveitadas.

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas