domingo, 3 de abril de 2011

Outro exercício sobre o texto "Racismo", de Luiz Fernando Veríssimo

Para hoje estou postando mais um dos exercícios propostos para a reflexão sobre o texto de Luis Fernando Veríssimo em http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/03/texto-de-luis-fernando-verissimo.html. Na sequência segue a resposta:


No texto de Veríssimo existe uma crítica feroz daquilo que no Brasil é chamado de “racismo cordial”. Aponte os termos racistas usados pelo personagem de Veríssimo e faça uma reflexão sobre a presença deste racismo na vida social brasileira.



Resposta: Negrice, “quando não faz na entrada...”, beiçola, tição, macaco, além de várias outras expressões que revelam juízos de valor, são apresentadas no texto. A “cordialidade” está representada muito mais na idéia de que o outro deve dar-se por satisfeito por viver entre brancos e de ter os seus espaços e oportunidades: clubes, praia, futebol, samba e oportunidades de trabalho imperdíveis (lixeiro, abrir buracos,...). Os textos estudados (aqui vale ressaltar que diversos textos foram estudados por ocasião do desenvolvimento do módulo Cidadania e Diversidade Cultural) levam-nos a refletir sobre a situação de insegurança dos que discriminam. Essa insegurança se dá principalmente em relação à concorrência que o outro representa. A construção da identificação do outro passa por um processo de “demonização” justificando, assim, o desprezo por ele.
No Texto de Veríssimo percebemos a relação entre dois “não semelhantes”. Nitidamente o patrão coloca-se como superior e demonstra que o outro pertence a um grupo que não é o seu. Ele afirma: “Pra mim é tudo igual. Agora, eles lá e eu aqui”. Para aquele que tem o poder, o outro já deveria dar-se por satisfeito de poder viver, só que ele tem de “conhecer o lugar dele”.

Páginas