sexta-feira, 29 de abril de 2011

A Flauta Mágica, de Ingmar Bergman

Depois da overdose de Flauta Mágica, acho que não fica demais para este blog sugerir o filme de Ingmar Bergman, A Flauta Mágica, que obviamente trata-se de uma filmagem da ópera de Mozart, sua trilha musical (e que trilha!) para os textos de Emanuel Johann Schikaneder (libreto).
Não há necessidade aqui de escrever sobre o enredo (já o fiz durante os últimos dias). Para quem, eventualmente, acesse esta página no futuro, sugiro que coloque ali na busca o título da ópera.

Já escrevi neste blog sobre um trabalho que desenvolvemos na escola Adolfo Casais em 2006, por ocasião do Ano Mozart (http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2010/09/gincana-escolar-de-2006.html; http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2010/09/concerto-para-piano-e-orquestra-n-21-de.html). Deixo a dica do filme de Bergman feito em 1974 (e lançado no ano seguinte) também como um incentivo para que você curta ópera. Há muitos trabalhos emocionantes, históricos por seus conteúdos. São peças dramáticas, carregadas de bom gosto lírico. Há muita gente que tece críticas à música de modo preconceituoso, já que muitas vezes não se permite parar para ver e ouvir. Vejo pessoas cantarolando e assobiando trecho de música clássica, quer dizer, elas curtem sem saber que estão apreciando um Mozart, Beethoven, Vivaldi, Bach, Verdi... Tanta coisa boa.
Mas sou suspeito... Sem ser um entendedor dos temas, sou um apreciador da música erudita. Tenho CDs que preservo com muito carinho. E inclusive de óperas completas (são 41 com seus libretos), além de alguns DVDs. Quem sabe, um dia, eu não organize um tópico aqui só para a música clássica...

Estou deixando aqui mais um recorte do filme de Bergman. Você o reconhecerá se leu as postagens anteriores. Trata-se do momento em que Papagueno tenta se livrar do cadeado que prende sua boca... As damas que servem a Rainha da Noite o libertam, entregam a flauta a Tamino e o carrilhão a Papagueno. Comunicam a eles o acordo que a Rainha da Noite pretende com eles... Vemos Papagueno se desvencilhar... Na sequência temos a apresentação dos três jovenzinhos (anjinhos?) que os acompanharão. Não precisa tentar decifrar as palavras em sueco. Há DVDs com legenda em português.

Indicação (livre)

Sobre o diretor sueco I. Bergman tenho a dizer que gosto demais de seus filmes. Fica o compromisso de futuramente escrever sobre algum.

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas