segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dia Nacional da Literatura Infantil

Hoje é o Dia Nacional da Literatura Infantil. Nesta data, em 1882, nascia Monteiro Lobato, em Taubaté, cidade paulista do Vale do Rio Paraíba do Sul. Nem preciso destacar aqui a importância de Lobato para a nossa literatura, e principalmente para a literatura infantil. Tive a oportunidade de destacar alguns de seus títulos neste blog (http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/02/viagem-ao-ceu-de-monteiro-lobato.html; http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2010/10/sobre-chave-do-tamanho-de-monteiro.html). Sua vida foi marcada por intensa participação política nos debates em torno do Nacionalismo e da Democracia Representativa. Sua obra também é polêmica, e tem gerado discussões sobre o caráter preconceituoso sugerido no tratamento dispensado à Tia Nastácia. Sobre isso também tive a oportunidade de tratar aqui (http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2010/12/racismo-na-obra-de-lobato-uma-polemica.html).

Sempre que tiver disponibilidade, registrarei algumas impressões sobre o autor e sua obra... Principalmente após novas leituras.
É claro... É dia de Monteiro Lobato e, graças a ele, é dia também de todos aqueles que escrevem para o público infantil. E também é dia daqueles que iniciam as crianças no “mundo da leitura”.

O pouco que consigo acompanhar das publicações sugere-me que há muita coisa boa sendo produzida. Nem todas as crianças têm acesso aos livros destinados à sua faixa etária. As que têm acesso lêem e gostam de ouvir histórias...

Mas percebemos que, conforme se tornam maiores, várias vão perdendo o interesse inicial. Diversos fatores explicam esse fenômeno (a leitura voltada para o conteúdo de estudos passa a ser encarada como um fardo; a leitura por prazer quase desaparece; outros meios se tornam mais atraentes para as crianças, e assim por diante).
Não é possível formar leitores na base da imposição. Garantir a leitura autônoma tem sido um grande desafio. Para isso precisamos perceber o que as crianças gostam de ler e conversar com elas sobre o que elas lêem. É preciso ler para elas e mostrar que a leitura traz aprendizado. A nossa intermediação tem essa tarefa de despertar o interesse por outros títulos. Mas é claro, isso só tem possibilidade de ocorrer se somos (mesmo) leitores.



Um abraço,
Prof.Gilberto

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