terça-feira, 16 de novembro de 2010

Discurso de Winston Churchill nos Estados Unidos em 1946

A propósito do texto postado ontem, acerca de Doutrina Truman e Macarthismo, considero importante destacar este discurso proferido por Winston Churchill nos Estados Unidos em 1946.
Os países aliados acabavam de sair vitoriosos dos conflitos contra o Nazismo na Segunda Guerra Mundial. Churchill exercera importante papel naqueles acontecimentos... A Inglaterra estava bem debilitada quando ele foi nomeado Primeiro Ministro (10/05/1940)...


Mal a Guerra terminara e Churchill anunciava os “novos perigos” a serem enfrentados. Em seu discurso, percebemos como o gigante país comunista, a União Soviética, exercia forte influência sobre o leste europeu. Ele cita as capitais da região... Temos aí a referência à tão falada Cortina de Ferro... Faz crer que elas estão fechadas às Democracias Liberais e que os avanços soviéticos são uma ameaça... Churchill destaca a importância de se resolver a situação diplomaticamente, mostra a importância da recém-fundada ONU...

Não por acaso, no ano seguinte ao discurso de Churchill, o presidente Harry Truman define as linhas gerais de sua Doutrina.


Discurso de Winston Churchill no Westminster College de Fulton, Missouri, 5/05/1946. Extraído de Coletânea de documentos históricos para o 1º grau (CENP)


Uma sombra caiu sobre as cenas tão recentemente iluminadas pela vitória aliada. Ninguém sabe o que a Rússia Soviética e a sua organização comunista internacional pretende fazer em futuro imediato, ou quais são os limites de suas tendências expansionistas e proselitistas.

De Stettin, no Báltico, a Trieste, no Adriático, uma cortina de ferro desceu através do continente. Além daquela linha ficam as capitais dos antigos aliados da Europa Central e Oriental. Varsóvia, Praga, Viena, Budapeste, Belgrado e Sofia, todas essas cidades famosas e as populações adjacentes estão sujeitas à influência soviética e ao crescente controle de Moscou.

Os partidos comunistas, que eram muito pequenos em todos esses países da Europa Oriental, foram colocados em preeminência e poder muito além de seu número e estão procurando obter em toda frente, o controle totalitário.

Eu não acredito que a Rússia Soviética deseje a guerra. O que eles querem são os frutos da guerra e uma indefinida expansão do seu poder e doutrinas. Mas o que devemos considerar aqui, hoje, enquanto há tempo, é uma permanente prevenção contra a guerra e o estabelecimento de condições de liberdade e democracia tão rapidamente quanto possível em todos os países. Isto só pode ser conseguido agora, em 1946, através de entendimentos sobre todos os pontos com a Rússia e sob a autoridade geral da Organização das Nações Unidas.

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas