segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O estudo da História - um texto didático


Aí está um texto que escrevi há muitos anos... É claro que precisa ser atualizado... Retomo este material porque ele é bem fácil, a moçada curte sua leitura, gera debates... Não levem a mal a obviedade de certos trechos... É que ele é utilizado principalmente com as crianças de 11 anos... Dependendo do grupo ele rende umas boas discussões, são elas que mostram a necessidade de atualizá-lo...

O ESTUDO DA HISTÓRIA

A maioria das pessoas diz que a História é um estudo que fala do passado, de coisas bem antigas. Também não é para menos! Quando abrimos livros de História sempre encontramos textos que falam de épocas passadas. E as aulas de História também são, muitas vezes, assim. Mas afinal, o que é História? Por que existe essa preocupação com tempos passados? Será que não é muito mais interessante e importante entender o que se passa hoje?

A História é um estudo. Matemática, Geografia, Biologia, Química etc são estudos. É comum dizer que todos esses estudos são Ciências que fazem parte do Conhecimento. A Escola trata essas Ciências separadamente, mas o Conhecimento não é algo em que as Ciências estão divididas. As Ciências se completam e tudo o que existe tem um pouco de cada uma delas.

Não é verdade que a única preocupação da História seja o passado. O estudo do passado só interessa à História porque ele nos ajuda a entender e a explicar as diversas situações do presente.

É o mesmo que fazemos quando queremos saber por que uma pessoa que gostamos muito não está bem. Queremos saber do seu estado presente, mas, para explicá-lo, a pessoa falará sobre o que ocorreu, isto é, falará sobre coisas (do passado) que nos ajudam a entender o seu estado presente. Quando nos é explicada uma situação assim, torna-se necessário que haja um interesse sincero de nossa parte em ouvir. Também não quer dizer que o que nos é contado seja a verdade. Essa é uma das grandes preocupações de quem se interessa pela História.

Em sua origem a palavra História, que surgiu na Grécia (um país bem longe daqui), significa pesquisa. Essa pesquisa não é uma cópia de livros enormes e intermináveis. Essa pesquisa é uma investigação. A História pesquisa documentos.

Os documentos que interessam à pesquisa de investigação são todas as coisas que nos ajudam a entender sobre as sociedades humanas: como vivem (ou viveram), como se organizam e quais são os seus principais problemas. Jornais, livros, cartas, diários e certidões diversas de cartórios interessam à História. Outros documentos (que não são escritos), como roupas, fotografias, filmes, ferramentas, etc também são muito importantes. Poesias e músicas podem ser estudadas pela História.

A História não acabou e não acabará enquanto existirem sociedades humanas no mundo. Nós somos parte da humanidade e quando agimos sabendo que os nossos atos podem transformar as injustiças, estamos fazendo História.

Até as coisas que achamos que já sabemos sobre a História de nossa sociedade podem ser mudadas por outras investigações que podemos fazer. Um exemplo disso é quando só sabemos da História contada apenas do ponto de vista dos vencedores e, por outro lado, podemos conhecer a mesma História a partir do ponto de vista dos vencidos, daqueles que sofreram a exploração ou que foram conquistados.

Por isso o estudo da História é importante. A História nos ajuda a conhecer a realidade que nos cerca, conhecer os seus problemas e as suas injustiças. Assim podemos lutar contra elas e ajudarmos a construir uma sociedade mais justa.

Um abraço,

Prof.Gilberto

Páginas